sexta-feira, 10 de outubro de 2014

PIBID/UCS na VII Olimpíada de Filosofia do RS, em Osório

Professora Tenisa e estudantes da Escola São Caetano
Nos dias 26 e 27 de setembro aconteceu a etapa estadual da VII Olimpíada de Filosofia do RS, sediada no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório. Nos dois dias estudantes de escolas de diferentes localidades do RS estiveram reunidos em torno do debate filosófico inspirado na questão "Qual o caminho para a reconstrução de nós mesmos". O PIBID/Filosofia/UCS elegeu a Olimpíada de Filosofia como uma de suas atividades para o desenvolvimento da temática "A formação filosófica e a constituição ética do sujeito".

Equipe do PIBID/Filosofia/UCS


Os estudantes da Escola São Caetano, onde o Projeto do PIBID/Filosofia/UCS está sendo desenvolvido sob a supervisão da Profa. Tenisa Zanotto Boeira, tiveram a oportunidade de participarem da etapa regional, em Caxias do Sul, e da etapa estadual, em Osório.









Os bolsistas do PIBID/Filosofia/UCS participaram diretamente do planejamento da Olimpíada de Filosofia e, durante o evento, coordenaram algumas das atividades em formato de oficinas filosóficas inspiradas em perfis específicos para cada grupo de trabalho.
Prof. Fernando e estudantes das escolas Olga M. Kayser e S. Catarina
Além dos bolsistas e estudantes diretamente ligados ao PIBID, o alcance foi ainda mais amplo. Também alguns estudantes das escolas estaduais Olga Maria Kayer e Santa Catarina, acompanhados do Prof. Fernando Lopes (que é aluno do Curso de Filosofia da UCS e bolsista do PIBID), estiveram presentes em Osório nos dois dias de atividade. Juntamente com os bolsistas do PIBID, outros estudantes do Curso de Filosofia também participaram da coordenação das oficinas.


Bolsistas Rodrigo e Viviana em oficina

O Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Bento Gonçalves, onde o acadêmico do Curso de Filosofia da UCS Altemir Schwarz leciona filosofia, também organizou uma comitiva de estudantes para participar da Olimpíada. Aliás, cabe destacar que o Colégio Sagrado Coração de Jesus foi escolhido como sede para a edição 2015 da Olimpíada de Filosofia.

Equipe do Curso de Filosofia da UCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário