sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Cinema e Filosofia


Olá Professores de filosofia e demais interessados no assunto, 
uma das boas maneiras de envolver os estudantes do Ensino Médio e do Ensino Fundamental com discussões filosóficas é valer-se de boas obras cinematográficas. É claro que selecionar bons filmes e preparar boas aulas é sempre trabalhoso. Mas vale à pena. Em geral a carga horária das aulas de filosofia não permite a exibição de filmes completos e boas seções de debates. Mas pode-se trabalhar bem a partir de fragmentos selecionados. 
Em geral recomendo que se organize as aulas de maneira que não apenas assista-se o filme, mas que sempre ocorra algum debate ou estudo conceitual que possibilite a aprendizagem filosófica a partir do filme. Então, numa aula de 45 minutos, pode-se explorar algum trecho de 10 ou 20 minutos de um filme, e ainda relacionar este trecho a conceitos e questões propriamente filosóficas.
Recentemente um estudante do Curso de Filosofia aqui da UCS organizou um plano de aula muito bom a partir de trechos do filme "Biutiful". No caso, as cenas remetiam aos dilemas morais do protagonista e a aula remetia a formulação de juízos éticos. Vários outros filmes permitem explorar também dilemas morais. Um filme de forte apelo comercial e que pode subsidiar bons debates em aula é "Batman, o cavaleiro das trevas", especialmente na emblemática cena das balsas.
Outra relação possível é a organização de uma atividade de sensibilização a partir de fragmentos de "O homem sem sombra", seguido do estudo de trecho do livro II de A República, de Platão, em que é apresentado o Mito do Anel de Giges.
Para quem preferir um filme com cenas com temática diretamente filosófica, recomendo "O mundo de Sofia", baseado no livro homônimo de J. Garder. Ele pode ser explorado em fragmentos, em diferentes aulas.
Há bons portais que sugerem filmes e relações deles com a Filosofia. Abaixo listo alguns links de sugestões.
Então... boa pipoca... e bom debate filosófico.

Prof. Vanderlei Carbonara

Alguns links sugeridos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário