quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Pensando o homem e o ambiente a partir do documentário A História das Coisas

No dia 09 de outubro tivemos uma oficina no Campus da UCS em Vacaria em que discutimos algumas possibilidades para o ensino de filosofia. A oficina fez parte da programação do Fórum de Licenciaturas, promovida pelo Campus. Desde já agradeço o trabalho dos estudantes do Curso de Filosofia que estiveram presentes apresentando um pouco do seu trabalho: Andreia Borba, Cristiane Bauer e Fabio Karling. É bom ver uma geração de estudantes do Curso de Filosofia que tratam o ensino da filosofia com a seriedade necessária e assim conseguem qualificá-lo cada vez mais.
Compartilho aqui um dos recursos que foi utilizado na oficina: o documentário A História das Coisas (The History of Stuff). Abaixo você pode assistir o vídeo. Para conhecer mais acesse o site que divulga o documentário no Brasil, em que é possível assistir e fazer download deste material e ainda traz uma série de outras opções. O enderço para downloa é: http://www.sununga.com.br/HDC/
Este documentário nos ajuda a pensar sobre o nosso modo de vida e as suas implicações com o ambiente em que vivemos. Numa aula de filosofia poderá nos ajudar a pensar sobre o sentido de nossa existência, sobre as relações de trabalho, sobre a nossa orgaização político-econômica, sobre a nossa responsabilidade para com as gerações futuras e daí para o sentido amplo da reflexão ambiental.
Segue o vídeo para assistir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário