PIBID/UCS - FILOSOFIA
Bolsistas:CECÍLIA CAVALHEIRO, MÁRCIA LUÍSA ANDREOLLA E PATRÍCIA DEISE SANTOS
PLANO
DE UNIDADE DE APRENDIZAGEM
Nível
de ensino: Médio
Tema:
Cuidado
de si
Período
de execução: 50
min.
Objetivos:
-Oportunizar momentos que
facilitem o pensar e o pensar sobre o pensar.
-Contextualizar conhecimentos
filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em
outros planos: o pessoal, o entorno sócio-político, histórico e
cultural.
-Estimular a atitude de
respeito a si próprio, respeito mútuo e o senso de liberdade e
responsabilidade na sociedade em que se vive considerando a escola
como parte da vida.
Objetivo
específico: Escavar
conceitos filosóficos muito importantes como o cuidado de si, que,
de certa forma, foi aos poucos esquecido ou secundarizado, dando-se
primazia ao “conhece-te a ti mesmo”, sobre a prática de si, e o
domínio de si, para assim poder refletir.
Material:
Cola, caixa, espelho, envelopes grandes, fita adesiva, lápis de cor,
papel colorido, papel amarelo ou dourado para encapar caixa do
tesouro, pirulito
Desenvolvimento:
A
turma será dividida em quatro grupos, cada uma com uma referência
de cor e cada uma com seu representante (líder). Será explicado que
para que cada equipe possa ter acesso as pistas, precisarão
desenvolverem algumas tarefas e somente assim, terão acesso as
mesmas. As equipes ficarão de posse dos envelopes tarefas até o
final da oficina e deverão então devolver junto com as fitas de
TNT. Cada equipe receberá um envelope “tarefa”, onde constarão
os registros das mesmas (o mesmo terá as cores das equipes). Serão
distribuídas pistas em locais diferentes para que os grupos não se
cruzem. (
Duração 10 minutos).
1º
Etapa - A
primeira caça as pistas será na própria sala de aula onde os
alunos se encontram. Para isso, os mesmos receberão uma folha com os
dizeres: MONTE O QUEBRA CABEÇA (em anexo) , COLE EM UMA FOLHA E
APÓS COLOCAR EM SEU ENVELOPE TAREFA (Cada grupo terá uma cor).
Terminada a tarefa, será entregue a primeira pista com a próxima
tarefa da caça ao tesouro: Nas pistas inicias os alunos serão
impulsionados a pensar: “VÁ
ATÉ O TEMPLO
DO SABER (E
OU EM FRENTE A ELE) EM BUSCA DE MAIS UMA TAREFA PARA ENCONTRAR O
TESOURO PERDIDO... (Duração
5 minutos)
2º Etapa-
Chegando na biblioteca, os grupos deverão fazer a seguinte tarefa
que será entregue em um envelope, com os seguintes dizeres:
“OS LIVROS SÃO OS ALIMENTOS DA ALMA” ...ENTÃO, COMO VOCÊ “AMA
LEITURA” (POIS ESTA TEM O PODER DE DESENVOLVER PENSAMENTOS, AMPLIAR
VOCABULÁRIOS, E NOS TORNAR SERES PENSANTES E NÃO DOMINADOS PELA
MÍDIA) PROCURE NOS LIVROS DE FILOSOFIA QUE ESTÃO EM CIMA DAS MESAS,
TRECHOS DE TEXTOS FILOSÓFICOS, E ENTÃO, RESPONDA AO CAÇA PALAVRAS!
( em anexo).
Feita a tarefa, e anexada a folha tarefa, será entregue um envelope
com a próxima dica:
“SE FAMINTO TIVERES, ACHARÁS O VOSSO ALENTO...” REFLITA QUAL O
LOCAL EM QUE ESTARÁ A DICA E SIGA PARA MAIS UMA ATIVIDADE DE CAÇA
AO TESOURO.
(Duração 5
minutos).
3º Etapa-
Chegando no refeitório, mais uma tarefa será entregue:
E VOCÊ DEVE ESTAR PENSANDO: E MEU ESTÔMAGO, ENTRA AONDE NESSA
HISTÓRIA? BASEADO EM FATOS REAIS, DESENHE (NA FOLHA DADA PELO
OFICINEIRO), TRÊS ALIMENTOS QUE CONTRIBUEM PARA UMA VIDA
SAUDÁVEL...Feita
a tarefa, ganharão mais uma pista:
VÁ EM DIREÇÃO AO LOCAL ONDE VOCÊ DEVERÁ ATENDER AO CHAMADO DA
NATUREZA SOLICITADO PELO SEU CORPO ”
( um representante de cada equipe se dirige ao banheiro de acordo com
o sexo escolhido, acham a pista e fazem a tarefa na área coberta).(
Duração 5
minutos)
4º Etapa- No
banheiro terá a seguinte tarefa: “MENTE
SÃ, CORPO SÃO”, Leia a dica (em anexo) abaixo e escolha um
representante da sua equipe para fazer uma mímica para o oficineiro
em destaque de um cuidado que devemos ter com o corpo ou com a mente
e após, escreva qual foi a mímica feita em sua folha tarefa e
coloque-a no envelope tarefa. O
líder deverá falar a resposta e após, escrever a mesma na folha e
colocar no envelope tarefa para após ganhar mais uma pista de
local: SE POR
ESSE CORREDOR SEGUIRES CAMINHANDO, BITS E BYTES ENCONTRAREIS. MAS
ATENÇÃO, SE POUCO ANTES PARARTES ONDE AS PAREDES TEM COR DE OURO,
AI ACHAREIS O VOSSO TESOURO… (Duração
5 minutos).
5º Etapa-
Na sala amarela constará uma caixa com um espelho e a seguinte
frase: “CONHECE-TE
A TI MESMO, TORNA-TE CONSCIENTE DE TUA IGNORÂNCIA E TE TORNARÁ
SÁBIO”. ( SÓCRATES).
O grupo que
encontrar a
caixa primeiro, também encontrará um pacotes de pirulitos com
mensagens filosóficas e com uma grande mensagem que dirá:
A
prática do cuidado de
si
não
constitui “um exercício da solidão, mas sim uma verdadeira
prática social” (Foucault),
pois
aprendendo a cuidar de si próprio, aprendemos a conviver em
sociedade e a viver harmoniosamente.
Agora, entregue um pirulito para cada colega que está na sala e para
aqueles que irão chegar e iremos refletir sobre o objetivo de nossa
caça ao tesouro...(
Duração: 10 minutos)
Após,
faremos um bate papo
e
conversaremos sobre o que eles acham de si mesmos, se cuidam de si
próprios, seus sonhos, medos, crenças, futuro, sociedade etc e será
lido o pensamento de Epicuro abaixo.(
Duração 10 minutos)
Quando
se é jovem, não se pode evitar de filosofar e, quando se é velho,
não se deve cansar de filosofar. Nunca é muito cedo ou muito tarde
para cuidar de sua alma. Aquele que diz que não é ainda, ou que não
é mais tempo de filosofar, parece àquele que diz que não é ainda,
ou não é mais tempo de atingir a felicidade. Deve-se, então,
filosofar quando se é jovem e quando se é velho, no segundo caso
(...) para rejuvenescer ao contato do bem, pelas lembranças dos dias
passados, e no primeiro caso (...) afim de ser, ainda que jovem, tão
firme quanto um velho diante do futuro. (P. 85) EPICURO
6º
Etapa- Em
seguida, será entregue uma folha com a questão problema da oficina,
onde os alunos deverão dissertar brevemente sobre as aprendizagens
realizadas: O CUIDAR DE SI CONTRIBUI PARA UM BOM CONVÍVIO EM
SOCIEDADE? ( Duração:
Se houver tempo).
O
grupos deverão entregar os envelopes aos oficineiros e as fitas de
tnt no final da oficina.
Anexo 1-
Ou
Anexo
2-
http://www.upf.br/ppgedu/images/stories/defesa-dissertacao-betania-vicensi-bolsoni.PDF
Foucault
afirma que, ter cuidados consigo mesmo “é um princípio válido
para todos, todo o tempo e durante toda a vida” (1985, p. 53). O
cuidar de si durante toda a vida caracteriza-se como um princípio de
formação do sujeito, a saber, durante a juventude, para preparar-se
para a vida e, na velhice, para rejuvenescer:
essa
atividade de ter cuidados com a própria alma
deve ser praticada em todos os momentos da vida,
quando se é jovem
e quando se é velho. Entretanto, com duas funções diferentes:
quando se é jovem trata-se de preparar-se para a vida, armar-se,
equipar-se para a existência; e no caso da velhice, filosofar
é rejuvenescer,
isto é, voltar no tempo ou, pelo menos, desprender-se dele, e isso
graças a uma atividade de memorização que, para os epicuristas, é
a rememoração dos momentos passados (2010, p. 80-81).
Após
a leitura, procure no caça palavras as palavras em negrito no texto:
(em
anexo no e-mail).
Anexo
3-
“Mente
sã, Corpo são
Este provérbio latino “mens
sana in corpo sano”
é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano
Juvenal, presume-se entre 509 a.C. – 27 a.C.
A
expressão “mente sã corpo são” simboliza mente saudável e
corpo saudável. Significa bem-estar físico e mental. Este
provérbio pretende chamar a atenção para a união e
complementaridade existente (ou que deve existir) entre o corpo e a
mente.
E
para termos uma mente saudável e um corpo saudável temos de fazer
exercício físico, descansar, ter uma boa alimentação, higiene
física e oral, entre muitas outras coisas, que devemos realizar
diariamente.
O
segredo para obter os melhores resultados está em cuidar do corpo e
da mente ao mesmo tempo!
Qual é o anexo 1?
ResponderExcluirOlá, como faço para obter os anexos dessa gincana?
ResponderExcluir